Compartilhar

Por que se especializar no audiovisual?

No cenário brasileiro audiovisual existem diversos caminhos e possibilidades a seguir, e estes surgem o tempo todo. Identificar esses caminhos e se especializar no audiovisual é essencial para que o trabalho seja bem feito.

Quando falamos de especialização, focamos em técnicas e referências para executar o trabalho com excelência. É muito legal conhecer um pouco de cada processo e entender as funcionalidades em todo o ambiente audiovisual, até para saber com qual área você mais se identifica, mas para uma boa execução, o ideal é ter foco em apenas um dos campos e se especializar nele.

Vamos falar um pouco sobre algumas áreas dentro do mercado audiovisual, desde o início até o fim de uma produção:

Roteirista

É a pessoa responsável por escrever a história, criar as narrativas e argumentos de toda a produção. É aqui que a ideia toma forma e vira um texto completo, com posicionamentos de câmera, orientações, emoções que devem ser representadas, falas, e tudo que tem direito!

Produtor

O produtor é uma peça importantíssima no time. Ele é responsável por captar todos os recursos necessários para a execução do projeto, desde autorizações de filmagens até vestimentas necessárias. Para grandes produções, um produtor só não consegue fazer tudo sozinho e com certeza precisa de um time só de produtores.

Diretor

O diretor é a pessoa responsável por tirar as ideias do papel e colocá-las em prática! Ele é quem dá os direcionamentos aos atores, diz como a cena deve ser produzida, conduz os atores em cena etc.

Diretor de fotografia/ Operador de câmera

O diretor de fotografia e operador de câmera podem ser apenas uma pessoa, quando se trata de orçamentos baixos e produções pequenas. Sendo assim, essa pessoa é responsável por escolher os enquadramentos de câmera e composições de cenário e por captar essas imagens com a câmera nas filmagens.

Técnico de áudio

Essa é a pessoa responsável por toda a captação de áudio, dublagens e afins! Esse cara entende tudo sobre áudio e formas de captar, ecos, tirar ruídos e quaisquer importunidades que possam ocorrer durante a gravação.

Editor/ montador

Aqui é onde a peça começa a tomar sua forma correta. O editor ou montador vai organizar as cenas captadas e fazer as alterações necessárias para que fique tudo perfeito, como vemos na telinha! O grande segredo desta parte é que quando assistimos um filme, imaginamos que ele tenha sido gravado cena a cena, cada parte seguida da outra, seguindo o roteiro. Mas na realidade, isso quase nunca acontece, exceto em cenas de plano sequência, onde toda a filmagem deve ser feita em uma única tomada.

As cenas vão sendo feitas separadamente e depois organizadas nos programas de edição para que tenham a sequência correta.

É trabalho do editor também fazer toda a parte de computação gráfica e efeitos especiais. Esse é um caminho muito procurado na hora de se especializar no audiovisual!

Efeitos sonoros

A maioria dos efeitos sonoros são produzidos em estúdio. Isso porque, ao gravarmos por exemplo uma cena de uma pessoa pegando um molho de chaves, o som das chaves seria extremamente importante, mas não seria facilmente captado no ambiente, devido a tantos outros sons que devem estar acontecendo ali no momento.

São sons básicos e normalmente “de fundo”, mas que se não estiverem ali fazem falta!

Este vídeo mostra um pouco de como o sound design é feito:

Colorista

Colorista é a pessoa responsável pela coloração de todas as cenas, correções de cor e tons de pele, para que tudo fique perfeito, em seus mínimos detalhes.

Essas são apenas as principais funções para se especializar no audiovisual, mas existem outras funções que também precisam de especializações para a produção de vídeos!

 

Está buscando uma produtora de vídeos institucionais? Então vamos conversar!

Compartilhar