Compartilhar

Videos Institucionais Criativos

Videos Institucionais Criativos:  O quando podemos usar de criatividade sem perdermos identidade ou institucionalidade da mensagem que queremos passar?

Ops!!!  Esta pergunta sempre aparece em nossas reuniões iniciais com nossos clientes.  Demonstram sempre uma preocupação sempre que a palavra criatividade vem a mesa ou entra em alguma discussão.

E a resposta é simples.  Criatividade não tem limite e não representa necessariamente uma única linha de diferenciação ou de imaginação, e ela pode retratar exatamente a realidade em um olhar diferente, de forma diferente e de um ponto de vista ainda comum e globalizado.

video-criativo-001
Videos Institucionais Criativos

Ficou confuso? Vamos explicar um pouco melhor e deixarmos a palavra CRIATIVIDADE um pouco mais confortável quando o assunto é a criação de VIDEOS INSTITUCIONAIS CRIATIVOS.

Inicialmente é importante enfatizar que criatividade não é somente entrar em um imaginário e transformar a realidade em um ambiente totalmente lúdico, podendo extrapolar as fronteiras do que seria aceitável para uma mensagem mais institucionalizada visando retratar uma empresa ou corporação em qualquer tipo de projeto.

Criatividade é um termo amplo, por si só, e principalmente quando pensamos em videos.

Videos Institucionais Criativos

É um conceito totalmente subjetivo, já que o que pode ser criativo para uns, pode parecer clichê para outros, e para todos os humanos, a forma de entender o mundo, das visões individuais e conceitos variam em uma palavra ainda maior do que a nossa simples criatividade consegue alcançar.

E é exatamente isto que nos torna diferentes.  Muitas formas de olhar o mundo; valores; pontos de vista; e o caminho é este mesmo. Precisamos ser PLURAL para sairmos do singularismos das coisas.  E para isto a criatividade é fundamental.

video-criativo-003 video-criativo-002

Criatividade

Criatividade é um conceito que precisa sempre estar sendo avaliado e mensurado nas produções, e precisam ter uma medida certa e assertiva para cada tipo de video produzido.  Em um documentário, por exemplo, podemos retratar idéias não realizadas ou projetos pensados com extrema criatividade, já que nunca se tornaram realidade.  Atenção que aqui estamos falando daquela criatividade em que a atividade se torna algo imaterial; com aumentos em sua realidade; onde entram misturas de sonhos, desejos e uma vontade de mostrar um mundo sempre melhor e diferente ao real.

Importante frisar que não estamos falando deste tipo de criatividade aqui.  Esta deixamos para os videos de ficção e para aqueles que requeiram este tipo de atenuação contextual.  Os videos institucionais criativos precisam estar mais aderentes às ideias reais; às suas realidades empresariais; aos serviços que são prestados e principalmente aos objetivos reais do video.

Ops!  Voltamos para a parte inicial deste video?  Claro que não.

Como já falamos, criatividade está presente em centenas de aspectos, e não somente em uma narrativa fictícia.  Vamos ver aqui alguns pontos que nos esclarecerão melhor o que estamos falando.

Iniciando pelo mais simples

  • Imagine uma narrativa que apresente uma empresa, no formato: (Quem somos / O que fazemos / Onde atuamos / Onde estamos / Missão / Visão / Sustentabilidade).  Aparentemente uma narrativa simples e comum a todos os videos empresariais e institucionais. Só que existem muitas formas de fazer exatamente isso, mas de forma diferenciada.

Apresentar os assuntos

  • A criatividade na forma de apresentar os assuntos.  Dizê-los ou narrá-los simplesmente passam a ideia do que queremos, mas ao invés de uma simples narrativa, porque não dizer sempre contextualizando a mensagem e apresentando na prática o que representam para quem o assiste.    Ao invés de dizer “Nossas aeronaves possuem 8 centímetros a mais para nossos passageiros“.   Crú, não?  Agora, um, dois, três e já:  “Conforto e bem-estar a bordo. Você já se imaginou voando confortavelmente em poltronas 8 centímetros maiores“.  Associe isto a um passageiro sentado, em pleno voo, confortavelmente lendo seu jornal.  Talvez a primeira cena seria mostrada uma poltrona com um gráfico mostrando 8 centímetros a mais…   É imaginar a importância da informação e agregarmos valor, levando sempre a realidade ou usabilidade de quem estará assistindo o video.

Formatos dos Videos Institucionais Criativos

  • Pensar em formas e formatos diferentes, de acordo com cada segmento, que diferenciem os videos institucionais criativos dos existentes no mercado.  Lembramos que o mundo corporativo precisa passar uma mensagem exata, mas isto não nos impede de sermos criativos e ousarmos, até um limite saudável, em nossas produções.

Imagens

  • A criatividade também pode estar associada às imagens e às cenas.  Pense em uma forma diferente de enxergar a mesma coisa! Se coloque no lugar do objeto! Qual angulo seria novo para quem assiste, sem perder as características e entendimento total da cena?  Já imaginou, por exemplo, um video sobre uma Pet Shop.  Se não contextualizarmos uma casinha de cachorro, com o cachorro dentro, não adianta colocar uma câmera para simular a visão do cachorro dentro da casa, que a mesma não será entendida por quem assiste.  Então, criatividade sim, mas nunca esquecer o contexto de cada cena.

Animações

  • Animações e gráficos também podem ser considerados como pontos criativos.  Mas cuidado.  Eles precisam ser dosados nas cenas, e não adianta abusar destes recursos.  Em videos institucionais criativos de animação, sim.  Mas em videos com imagens capturadas, eles podem demonstrar processos, fluxos ou atividades que não são compreensíveis em imagens.   Pense, realmente não dá para explicarmos a capilaridade de uma empresa que possui filiais em todo o território nacional.  Claro que além da narrativa, seria importante o apoio de um mapa e mostrando toda esta capilaridade.  Aí entra a criatividade.  Como usar os PINs, como fazer a animação, como representar a logística e etc…

O que você está esperando?  Vamos falar sobre videos institucionais criativos ?

www.chamineproducoes.com.br

Compartilhar