Compartilhar

Como criar conteúdo institucional

Este é um tema complexo e que precisa ser analisado de forma criteriosa principalmente com relação aos objetivos do vídeo.

Vamos entender?

O vídeo institucional de uma empresa, de uma forma geral, apresenta a empresa para os seus clientes, fornecedores, investidores e público em geral, abordando a sua estratégia; os produtos; a sua responsabilidade socioambiental ; a estrutura; tecnologia utilizada e temas que sejam importantes para a atividade da empresa.

Criação de conteúdo
  Criação de conteúdo
Como criar conteúdo institucional
Como criar conteúdo institucional
Criação de conteúdo
Criação de conteúdo
Criação de conteúdo
Criação de conteúdo

 

Passando este primeiro momento, vamos entender que a empresa queira fazer um vídeo institucional para comemorar o lançamento de novos produtos, ou 50 anos de suas atividades aqui no Brasil. Vejam, neste caso teremos um novo driver de atenção para o tema que a empresa considera mais importante.

A verdade é que apesar de existirem várias técnicas para a produção de conteúdo para os vídeos, temos que entender que o roteiro correto é aquele que abordará os pontos que o cliente gostaria.

Uma vez definido o assunto e produzido o roteiro, temos que garantir que todas as outras etapas estejam alinhadas com estes objetivos.

A captura de imagem também é um conteúdo que deve ser analisado.

Qual será o ambiente do vídeo? Mais institucionalizado? Com um toque mais emotivo? Mais comemorativo? Será um vídeo que abordará os resultados?

Assim como as imagens, temos que alinhar a narração a todos estes conceitos! Voz masculina, voz feminina.. qual o tom de voz?

Outra definição importante é como a empresa vai ser apresentada.

Vamos ver alguns exemplos aqui?  Este é um exemplo de como utilizar a forma da narração para apresentar as empresas!

Nós da empresa ABC produzimos peças de qualidade para os principais mercados.

Ou

A empresa ABC produz peças de qualidade para os principais mercados.

Ué? Estamos dizendo a mesma coisa de forma diferente? É só isso?

Não!

Vejam que ao tratar a empresa como nós, estamos trazendo quem assiste para mais próximo e utilizando uma forma mais livre para a comunicação.

A segunda, que trata como A EMPRESA, mostra um afastamento deste conceito, mas não necessariamente um distanciamento. É uma forma de apresentar a empresa em um modelo mais institucionalizado que pode ser importante para segmentos que exijam mais esta institucionalidade.

Falar em conteúdo e o que deve ser considerado não é uma tarefa fácil.

Nem sempre o cliente tem ciência do que apresentar e caberá a você, produtor de conteúdo ou roteirista, auxiliar e através de um processo consultivo, orientar de acordo com os objetivos do vídeo. Como criar conteúdo institucional

Dizer não ao cliente, não é um tabu ou algo proibido, desde que ele venha acompanhado dos motivos e da informação necessária, para que ele entenda e possa decidir sobre cada item.

CONTEÚDO! 8 letras que se multiplicam em milhares! Em muitas informações! Em belas exposições! Mas se mal utilizadas, viram uma grande confusão!

O conteúdo certo, é aquele que aborda de forma direta e clara tudo aquilo que é necessário.

Gerar conteúdo é uma grande diversão! é brincar com a criatividade! É mostrar de uma forma estruturada a informação que deve ser replicada!

Abra a sua mente! Conheça o seu cliente! Entenda os objetivos do vídeo!  Esta é a regra básica para conseguir sucesso no seu roteiro.  Seja atirado! Audacioso! Entenda o mercado no qual o seu cliente está inserido! Veja como ele se comunica! Entenda os seus concorrentes!  Supere as expectativas! Faça diferente!

Você tem um projeto? Precisa de ajuda para realizar? Conte conosco! Vamos falar sobre vídeos? www.chamineproducoes.com.br

Podemos te ajudar? Entre em contato!

Compartilhar