Compartilhar

Autorizações de uso de imagem

Quando se fala em vídeo institucional, automaticamente se faz necessário mostrar a cara da organização. A maioria das empresas opta por usar a imagem dos próprios funcionários para evitar gastos e a falta de pessoalidade no vídeo. Mas é preciso ficar atento para que isso não traga problemas no futuro por questões de direito de uso de imagem. Vamos explicar um pouco sobre as autorizações de uso de imagem, porque elas são tão importantes e algumas alternativas para evitar conflitos.

A autorização de uso de imagem é um contrato feito entre a empresa e os atores (que porventura podem ser os próprios funcionários da empresa). Neste contrato deve constar para quais fins as imagens serão utilizadas e assegurando que o funcionário compreende estes usos.

Essa medida é extremamente importante para evitar que, o funcionário não peça para que o vídeo seja retirado do ar por uso de imagem indevido, prejudicando a empresa e para que a empresa não possa utilizar as imagens deste funcionário para outros fins.

Entretanto, mesmo tendo estes contratos com as autorizações de uso de imagem assinados, é preferível evitar a imagem de terceiros em vídeos onde o foco é a empresa, e não os funcionários, até para o caso de não atrelar a imagem do funcionário com a empresa, o mesmo acabar pedindo demissão e precisar fazer um novo investimento de vídeo.

Outras alternativas:

Contratar atores

Se o budget para o vídeo institucional for um valor interessante, então uma boa alternativa é contratar um casting de atores para o seu vídeo. Essa alternativa, apesar de exigir um investimento maior, pode evitar perder um certo tempo que teria que ser destinado para os funcionários ensaiarem para o vídeo, o que muitas vezes demanda mais tempo do que deveria.

Mas fique atento! Alguns atores tem um contrato vigente apenas por um certo período e é necessário acertar todos os detalhes com o seu casting para não haver problemas.

Banco de imagens

Se tratando de vídeos mais simples, curtos ou de empresas pequenas, uma boa alternativa é recorrer aos bancos de imagens. Pagando um valor relativamente baixo, é possível ter acesso à diversas imagens que podem ajudar muito na montagem de um vídeo, imagens que não necessariamente precisem de atores, mas que os mostre fazendo procedimentos simples do dia-a-dia.

 

Ainda não tem um vídeo institucional? Vamos falar sobre vídeos!

Compartilhar