Branding é importante para vídeos?
Branding é importante para vídeos?
Branding é toda a estrutura e padrão da marca em relação a sua comunicação, seja ela verbal ou apenas visual. Mas afinal, branding é importante para vídeos?
O que é Branding?
A forma que uma empresa passa seus informes e responde o público em redes sociais, as cores e formas que utiliza como padrão para sua comunicação, seu logotipo, sua missão, visão e valores, suas filosofias, fazem parte da gestão da marca. A isto, damos o nome de branding.
O trabalho de branding deve ser iniciado a partir do momento que se decide criar uma marca, e então começar a geri-la com o conteúdo adequado para o seu público, para que futuramente, a marca seja reconhecida pelo que faz em qualquer lugar que esteja presente.
Este trabalho é feito aos poucos e de forma associativa. Por exemplo, ao vermos uma lanchonete com um “M” amarelo em fundo vermelho, automaticamente sabemos que se trata de uma lanchonete da rede do McDonald’s. Isso acontece porque a marca teve uma boa gestão durante anos para que hoje fosse reconhecida por praticamente todo o mundo. Isso acontece também quando usamos o nome de alguma marca para nos referirmos a algum produto, como por exemplo, Durex, Cotonete, Maizena, e várias outras marcas que já viraram o próprio produto. Essas marcas fizeram um belo trabalho de branding, e é este o objetivo de todas as empresas ao executar a gestão da marca.
Branding é importante para vídeos?
A resposta é sim, o branding é importante para vídeos. Mas… por quê?
Lembra quando falamos que é um trabalho feito aos poucos e de forma associativa? Então, se sua empresa decidiu fazer um vídeo institucional criativo, com certeza neste vídeo terá de ser mostrada a cara de empresa e a forma em que querem ser enxergadas no mercado.
O trabalho de branding é necessário para justamente criar esta imagem. É uma empresa que seu público-alvo são jovens Millenials ou geração Z? Então o ideal é utilizar uma linguagem mais jovial que seja adequada para o interesse deles. Vai falar com a geração dos Baby Boomers? Então esta comunicação também deve ser adaptada para a forma que eles irão se identificar. As cores usadas e a forma que você se comunica nas redes sociais também fazem parte do seu branding.
A sua marca sempre será de acordo com o seu público e como eles vão te ver no mercado.
Como fazer um branding para vídeos
Um branding em um vídeo institucional pode ser feito mostrando o logotipo da empresa, falando sobre suas filosofias e políticas, mantendo um padrão de cores, nas falas que estarão presentes no vídeo, entre várias outras formas de mostrar quem é a empresa.
Se estamos falando de vídeos para redes sociais, então é bem legal manter um padrão de edição, por exemplo. Sabe aquele comercial que só pela música você já reconhece a empresa? Ou só pelas cores você já sabe do que se trata? É disso que estamos falando! Uma abertura padrão, uma música marcante, utilizar cores presentes no manual da marca, e uma comunicação padrão, tudo isso faz com que a marca seja de fácil associação.
Além de tudo isso, o branding agrega valor a sua marca e diferenciação dos concorrentes. É muito melhor ser uma marca que responde aos comentários que os seus clientes fazem sobre você, mostrar que você se importou com aquela crítica e quis entender o que aconteceu com o produto após a compra ou então agradeceu a um elogio feito, do que ser a marca que não está presente nas redes sociais e nem sequer sabe o que dizem por aí a seu respeito. Tudo isso faz muita diferença para o consumidor, acredite!