5 dicas para composição de cenas
Quando produzimos um vídeo, temos uma mensagem que precisa ser passada através dele, mas esta mensagem vai muito além do verbal. Neste texto, vamos falar um pouco da importância dos elementos que compõem o cenário e 5 dicas para composição de cenas.
Mas antes… O que é cenário?
Cenário é tudo que é usado para fazer a composição da cena, ou seja: quadros, livros, decorações em geral, as cores nas paredes etc.
Todos estes objetos e cores são colocados na cena para fazer parte da história que se quer contar, logo, devem estar de acordo com a mensagem passada no vídeo.
Podemos observar isso de forma prática se olharmos para canais de youtubers, por exemplo. Um canal com temática geek que fala sobre séries, filmes, jogos e livros provavelmente terá um cenário com elementos do tipo: action figures, livros, posters de filmes e séries que chamem a atenção e sejam de fácil identificação. Todos estes elementos ajudam a manter a coerência da mensagem e trazem credibilidade ao vídeo.
Canal Nostalgia, por Felipe Castanhari. -Vídeo: O que matou os dinossauros?
Qual a importância de se preocupar com a composição da cena?
Tendo em mente que os elementos que estão na cena vão te ajudar a passar a mensagem desejada, então vale a pena se preocupar com os objetos que estão aparecendo na câmera, né?
Um canal de humor teria toda a liberdade de colocar alguns elementos cômicos e engraçados para compor o cenário…, Mas se você está gravando uma vídeo aula de um curso da área de saúde, estes mesmos elementos poderiam estar no seu vídeo? Com certeza não!
Isso pode causar o efeito contrário ao desejado, e além de tirar toda sua credibilidade no assunto, pode ser ofensivo ao seu público-alvo.
Então vamos a algumas dicas-chave para que a mensagem e a composição de cena sejam alinhados e cheguem corretamente ao espectador:
5 dicas para composição de cenas
Dica 1: Local
Tenha um local fixo para a gravação dos vídeos. Neste local, certifique-se de que terá uma boa iluminação, que não terá problemas com barulhos externos, que o cenário esteja disposto de forma a complementar o conteúdo do vídeo.
Aqui podemos destacar os objetos da composição da cena também, sem esquecer das cores que estão no ambiente e que conversam com o espectador.
Certifique-se de criar um ambiente além de agradável aos olhos, coerente com o assunto.
Dica 2: iluminação
Nada substitui uma boa luz natural de uma janela, se tomado o cuidado com as sombras aparentes. Mas se não houver essa possibilidade, a dica é investir em um set up de luzes que não necessariamente precisa ser um absurdo de caro para cumprir o seu papel.
O mais importante é ter noções de luz e sombra, evitar luzes muito duras e nunca ficar contra a luz no momento de gravar.
Dica 3: Posicionamento da câmera
O cuidado aqui é para que o interlocutor do vídeo não seja cortado, ou que a câmera fique abaixo de seus olhos. Com a câmera posicionada num ângulo de baixo para cima (o chamado contra-plongée), traz um ar de arrogância ou de superioridade para o vídeo.
Manter a câmera reta com um tripé, ou sob algo que dê devida estabilidade e na altura dos olhos do interlocutor faz toda a diferença.
Certifique-se também que a posição da câmera está adequada com o cenário. Não seria legal montar um cenário incrível e nem aparecer no vídeo né?
Dica 4: Autoimagem
Isso mesmo, cuide da sua autoimagem! Se você será o principal personagem do vídeo, vale a pena tomar alguns cuidados na hora de gravar. Estes cuidados estão desde tomar cuidado com roupas que possam tirar a atenção vídeo, como roupas muito decotadas, transparentes, rasgadas etc., quanto para a aparência, como maquiagens que possam ficar numa tonalidade estranha no vídeo.
Cuidar da autoimagem é importante, pois você é a principal estrela do seu canal e terá ali uma associação, seja ela boa ou ruim.
Dica 5: Faça testes!
E a última dica, mas não menos importante é: FAÇA TESTES!
Antes de gravar oficialmente, teste todos os elementos das dicas anteriores. Cheque a iluminação, se o cenário está bem posicionado, se todos os elementos que estão aparecendo no vídeo são pertinentes para a mensagem, o posicionamento da câmera e a autoimagem. Se todos os itens estiverem ok, então pode gritar “AÇÃO!” e começar a gravar!
Está pensando em fazer um vídeo institucional para a sua empresa? O que você está esperando?